DICAS | TECNICAS | EXPERIENCIAS | NOVIDADES

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Auto - Retrato

Para alguns, o auto - retrato é um desafio. Principalmente na hora do foco. Então me veio a idéia de contar uma experiência que tive, usando minha D3100.



1) tripé


2) D3100, lente do kit Nikkor 18 - 55 mm 3.5 - 5.8 AF-S VR, temporizador ligado em 10 s, AF, VR ligado ( infelizmente me esqueci )


3) sofá


4) coberta


5) tripé


6) luz de led




Como disse, o maior problema que encontramos é o foco. Como ajustá-lo se não tem alguém na frente da câmera?! Elementar meu caro, é aí que vem a ajuda de um novo tripé!
Ajustando o foco numa folha de papel branco com imagens pretas ( o contraste facilita ), que está pregada neste tripé, onde simula a altura do seu rosto que é o ponto principal de foco ... Prontinho!!!
É só mudar de AF para MF, para não alterar o que ficou regulado, clicar e correr para esconder o tripé, montar sua composição e esperar o som maravilhoso das cortinas abrindo e fechando.
Aqui alguns resultados:



D3100 | f/ 3.5 | 1/3 s | ISO 200 | 18mm | AF


Se você está sofrendo ou pensando: " Nuuuunca que vou fazer tudo isso!!! " . Pare, calma, respire. Esse é um meio para aqueles que não tem controle remoto sem fio, hoje com minha D7000, basta selecionar  esta função, escolher AF ou MF, disparo imediato ou após 2 s, me posicionar e clicar.
Se estiver em AF, após o clique no controle a própria câmera foca um ponto que você escolheu.
Simples, ágil e fácil não?! É só pesquisar se sua câmera aceita controle remoto sem fio.


Se quiser conferir mais fotos de auto - retrato, usando essa técnica de sair correndo feito doido, basta clicar aqui. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário