DICAS | TECNICAS | EXPERIENCIAS | NOVIDADES

sexta-feira, 2 de março de 2012

Como se tornar um Fotógrafo?

Acredito que essa seja uma pergunta que muitos curiosos e iniciantes da fotografia fazem, e muitos veteranos a escutam.
Como viro um fotógrafo? Compro uma câmera, acessórios e saio clicando...
Ou faço uma faculdade, compro o equipamento top e pronto! Tá garantido!


Acho que não é bem assim... A mistura do estudo, criatividade, investimento, planejamento, administração e acidentalmente derramar Elemento X ...




Brincadeiras a parte, o fotógrafo Chase Jarvis escreveu sobre isso, e é muito legal, não como uma lista mágica, mas dicas que são interessantes. Espero que gostem!


01 – Declare-se um fotógrafo – As pessoas precisam saber que você é um fotógrafo. Você não é um estudante ou está nessa em tempo parcial. Você deve assumir a sua profissão;

02 – Esteja no negócio, torne-o real – já que você decidiu que quer ser um fotógrafo, agora é a hora de colocar o negócio em prática. Abra uma empresa ou registre-se como autônomo em sua cidade (isso é importante), comece uma divulgação nas redes sociais (twitter e facebook), monte um site ou blog e tenha um cartão de visitas. Se não levar essas coisas a sério você apenas está brincando de fotógrafo.
03 – Leia todo os livros que encontrar sobre o negócio da fotografia – isso vejo poucas pessoas fazendo. Todos querem abrir um estúdio ou ser fotógrafo profissional, mas poucos tentam entender a lógica dos negócios. Se não conseguimos sustentar uma empresa e pagar suas contas então não somos profissionais. Somos pessoas desempregadas. Estudar marketing (identidade visual é fundamental), gestão de negócios ou ter uma consultoria financeira são partes importantes de sua atividade.
04 – Tire fotos todos os dias e divulgue-as como um louco – para seus clientes e para você mesmo. Você não precisa ser o melhor, mas precisa ser criativo e diferente. Tenha um diferencial em suas edições e, acima de tudo, mostre apenas os seus melhores trabalhos. Mesmo assim, você vai acertar em apenas 50% das vezes, mas é desse jeito que a coisa funciona.
05 – Repita tudo novamente – A vida é difícil meu amigo.

Um comentário: