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terça-feira, 10 de abril de 2012

Entrevista On Time | Primo Tacca Neto

O fotógrafo Tacca Neto, publicou no face uma materia feita pela On Time Fashion.
Vale a pena ler, não só os fotógrafos focados em moda, mas todos que se interessam por fotografia, são dicas que considero especiais. Abraço.



O Olhar de Primo Tacca Neto



Nem só de equipamentos vive o bom fotógrafo. Na área da moda especialmente, experimentação e criatividade são fundamentais para um trabalho de sucesso.
A OnTime conversou com Primo Tacca Neto, fotógrafo de moda, para explorar as especificidades e requisitos da profissão.


Requisitos de Moda


Ao falar sobre a profissão, Primo compara o trabalho do fotógrafo de moda ao de um  mágico: “Como os mágicos, precisamos criar um universo de ideias, muitas vezes propositalmente artificiais, envolve-las em muita produção, dar postura a tudo isso e transformar em fotos”, explica. Para isso, é fundamental aguçar a visão e ouvir também o que dizem as emoções. “Para criarmos nossa mágica, precisamos ver e sentir. Tudo o que você ver e te causar um impacto imediato deve ser considerado. Isso pode ser um filme, um livro ou uma história. É o que vai enriquecer suas ideias e te dar um diferencial”, afirma.

Outra característica fundamental para o sucesso profissional é a criatividade, que, segundo Primo, é o que nunca pode faltar. Também, liderança para coordenar uma equipe e um bom senso de timing para prever e resolver problemas são requisitos essenciais para quem pretende trabalhar na área.

Ainda, para os iniciantes, Primo recomenda foco, muita determinação e disciplina para adentrar o concorrido mercado. Além disso, é importante estar em sintonia quanto ao lugar em que se deseja trabalhar “Os processos do mercado de moda são similares para a maioria das empresas, mas cada região tem suas peculiaridades e seus trejeitos. O profissional que está começando precisa entender as necessidades do mercado local e focar nas empresas que tem o mesmo objetivo que ele”, recomenda.

Olhar plural e diferenciais de trabalho


Além de trabalhar com a fotografia de moda, Primo Tacca Neto realiza outros tipos de trabalho, e afirma o quanto é importante desenvolver um olhar plural enquanto fotógrafo. “Eu faço muitos books para modelos, e é aí que eu encontro espaço para dar vazão a toda a minha criatividade. Nessas sessões, muitas vezes testo ideias que mais tarde posso aplicar em campanhas, sabendo qual será o resultado. Isso me deixa mais seguro e enriquece muito meu repertorio visual enquanto fotógrafo”, conta.

Em seu trabalho, a principal proposta é transformar o conceito do cliente em imagens de impacto. Para isso, Primo precisa contar com uma equipe sintonizada num mesmo objetivo, e esse processo começa no momento da contratação. “Ao contratar alguém, as principais preocupações são com a postura, comprometimento e responsabilidade do profissional”, defende. “De nada adianta uma campanha que levou meses para ser concluída pelo cliente, depois passou uma extensa negociação comercial se, justamente no dia das fotos, um dos profissionais que eu contratei tratar mal o cliente ou modelos porque acordou de mau humor. O bom profissional é sempre parte da solução e procura tornar o ambiente de trabalho o melhor possível”, afirma.


Viver, aprender e ensinar


“O mercado de fotografia de moda continua crescendo a cada ano, isso é fato. Oportunidades estão sendo criadas o tempo todo no Brasil”, aponta Primo. Num mercado nessa situação, cresce a importância de boas fontes de aprendizado e trocas de experiências entre profissionais já renomados e iniciantes. O fotógrafo, que também ministra workshops, afirma essa importância e acredita em preparar uma nova geração de profissionais para o mercado. “Criei a abordagem dos meus workshops baseado nas dificuldades que eu tive no começo da minha carreira fotográfica de moda”, conta Primo, cujo workshop é setorizado, e funciona de uma maneira onde o aluno passa por todos os processos de um catálogo, e o professor faz o papel do cliente, orientando o estudante ao longo do trabalho e auxiliando na resolução de problemas. “Através dessa abordagem, os alunos irão entender que para o mercado de moda uma campanha tem data e hora para começar a ser veiculada, há muitas pessoas envolvidas e o produto final é algo que incide diretamente no faturamento de uma empresa, portanto, quase não há margem para erros”.

Para quem quer aprender, Primo dá a dica: “Meus workshops dão um bom norte aos fotógrafos na parte de composição fotográfica, formação de equipe e parte operacional da fotografia de moda, mas ainda assim eu recomendaria ao iniciante uma boa dose de cursos de moda”, explica. “Qualquer contato com cursos que possam inteirar o fotografo no universo da moda irá mostrar o quão dinâmico ele precisa ser”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Primo Tacca Neto, visite http://www.tacca.com.br/photo/

O olhar de Primo Tacca Neto por “Camila de Souza Faria, estudante de Jornalismo da UFPR”



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