DICAS | TECNICAS | EXPERIENCIAS | NOVIDADES

terça-feira, 4 de junho de 2013

Falando de Lightroom

Depois de um longo tempo, volto para o blog, que está de carinha nova!
Após uma pesquisa pelo face, decidi falar sobre aquilo que está no meu dia-a-dia de fotógrafa: Lightroom!
Estarei publicando aqui vários post's sobre ferramentas, funções, atalhos e truques para um fluxo de trabalho ágil de forma simples e direta.



Pra começar, antes de mais nada, vou passar umas dicas do Altair Hoppe que fazem a diferença na hora de tratar suas imagens:

- trabalhe com um monitor com o painel IPS;
- evite a incidência de luz superior ou direta no monitor;
- opte em trabalhar em ambientes mais escuros  para evitar a interferência na forma de ver e interpretar a cor;
- também vale trabalhar com roupa preta para evitar o mesmo problema;
- trabalhe com um fornecedor de impressão que se preocupa com o controle de cor.

Além disso, repense no formato de arquivo com que você fotografa, RAW x JPG eis a questão. Eu não vou aprofundar aqui pois o Fotografia DG já fez um eBook explicando tudo. Então só vou deixar alguns exemplos de RAW e JPG em extremo no Lr:


RAW
JPG
RAW
JPG
" Mas Thaynara RAW ocupa espaço demais no cartão e HD, você só fotografa em RAW? "

Sim e não, eu fotografo 95% das vezes em RAW e o resto quando estou atoa na vida e não estou afim de editar, aê sim vai em JPG. Essa questão de espaço, depois que você trata as fotos a seu gosto, você não é obrigado a guardar o RAW se não quiser.

" Thaynara! Eu fui seguir sua dica, no LCD da câmera estava perfeito mas quando joguei no Lr e no Ps ficou horrível! E agora ??? "

RAW é o arquivo crú. Você pode regular sua câmera com Picture Control em Standard ou Vivo, WB em Dia ou Tungstênio que não vai mudar sua imagem final se estiver em RAW, pois essas são pré-definições da câmera, que reagem ao JPG.

" Então porque você fotografa em RAW? "

Por que sou muito chata kkkkkkk apesar de amar as cores que a nikon me dá, eu tenho um gosto pessoal pra pincelar minhas fotos.

Então é isso. Vamos ter um longo caminho juntos sobre o Lr, e conto com ajuda de todos para sugestões e até mesmo correções. Abraços.


2 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns pelo post e pelo blog. Sucesso!

    ResponderExcluir