DICAS | TECNICAS | EXPERIENCIAS | NOVIDADES

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Falando de Lightroom | Criando catálogo


Muitas pessoas reclamam da falta de organização em seu catálogo pois contêm muitos arquivos, sendo este um dos maiores motivos para a lentidão e mal funcionamento do Lr.
Então vamos à uma solução prática e eficaz: criar novos catálogos.

Na barra, vamos em Arquivo < Novo catálogo...;


Ao abrir a janela podemos selecionar o local onde será salvo;



O Lr irá fechar o antigo catálogo, (clique aqui para saber mais sobre o backup do catálogo) ao abrir o novo ele será identificado na barra:



E aí vem as dicas:

Uma dúvida frequente entre meus alunos " Thaynara é possível salvar meu catálogo em um pen drive? "

Sim! Contando que os arquivos que serão importados estejam no mesmo local que o catálogo. Exemplo: minhas fotos estão no computador e acabo de salvar o catálogo no pen drive, quando este for usado em outro computador, irá acontecer erro ao tentar encontrar os arquivos.

" Thaynara mas depois de criar vários catálogos como abrí-los ? "

Temos dois meios, o primeiro é indo na barra em Arquivo < Abrir recente, ou o meu preferido, antes de iniciar o programa apertando a tecla option / alt clique no ícone do Lr, automaticamente irá abrir uma janela:



Esta janela irá mostrar os catálogos recentes, com a data de criação e local onde está salvo.
Podemos selecionar as opções: Sempre carregar este catálogo na inicialização, eu gosto de deixar o catálogo padrão do Lr; Testar a integridade deste catálogo, eu deixo sempre selecionado pois é importante para evitar problemas futuros.



É isso aí galerinha, prometo que o meu próximo post será sobre importação ;)
Fiquem à vontade para comentar e compartilhar. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário